Dicas de segurança no namoro

Conhecer pessoas novas é muito legal, mas você deve sempre tomar cuidado ao interagir com desconhecidos. Use o bom senso e priorize sua segurança, tanto ao trocar mensagens iniciais quanto ao se encontrar pessoalmente. Embora você não possa controlar as ações alheias, há coisas que você pode fazer para ajudá-lo a permanecer seguro em sua experiência com o Tinder.

Segurança online

  • Nunca envie dinheiro ou informações financeiras

    Nunca envie dinheiro, especialmente por transferência, mesmo que a pessoa alegue estar em uma situação de emergência. A transferência bancária é como enviar dinheiro vivo: é praticamente impossível reverter a transação ou rastrear o dinheiro. Nunca compartilhe informações que possam ser usadas para acessar suas contas financeiras. Se outro usuário pedir dinheiro, informe-nos imediatamente.

    Para dicas sobre como evitar golpes, confira alguns conselhos da Comissão Federal de Comércio dos EUA no site da FTC .

  • Proteja suas informações pessoais

    Nunca compartilhe informações pessoais, como números dos documentos, endereço residencial ou comercial, ou detalhes sobre sua rotina diária (por exemplo, em que dias você vai à academia) com desconhecidos. Se você tiver filhos, limite as informações que você compartilha sobre eles no seu perfil e nas primeiras comunicações. Evite dar detalhes, como os nomes de seus filhos, que escola frequentam ou suas idades e gêneros.

  • Fique na plataforma

    Mantenha as conversas na plataforma do Tinder enquanto está conhecendo alguém. Usuários mal-intencionados muitas vezes tentam migrar as conversas imediatamente para mensagens de texto, aplicativos de mensagem, e-mail ou telefone.

  • Cuidado com relacionamentos a distância e internacionais

    Fique atento a golpistas que afirmam ser do seu país, mas que estão presos em outro lugar, especialmente se eles pedirem ajuda financeira para voltar para casa. Desconfie de qualquer pessoa que recuse se encontrar pessoalmente ou falar por telefone ou videochamada. Eles podem não ser quem dizem ser. Se alguém está evitando suas perguntas ou pressionando por um relacionamento sério sem encontrar ou conhecer você primeiro, isso é um sinal de alerta.

  • Denuncie todos os comportamentos suspeitos e ofensivos

    Você sabe quando alguém passou dos limites, e quando isso acontece, queremos saber. Bloqueie e denuncie quem violar nossos termos. Aqui estão alguns exemplos de violações:

    • Pedidos de dinheiro ou doações
    • Usuários menores de idade
    • Perturbação, ameaças e mensagens ofensivas
    • Comportamento impróprio ou prejudicial durante ou depois de se encontrar pessoalmente
    • Perfis falsos
    • Spam ou ofertas, incluindo links para sites comerciais ou tentativas de vender produtos ou serviços

    Você pode relatar comportamentos suspeitos em qualquer página de perfil ou janela de mensagens aqui. Para mais informações, confira nossas Diretrizes Comunitárias.

  • Proteja sua conta

    Escolha uma senha forte e sempre tome cuidado ao fazer login na sua conta em um computador público ou compartilhado. O Tinder nunca enviará um e-mail para você solicitando seu nome de usuário e sua senha. Se receber um e-mail pedindo informações de conta, denuncie imediatamente.

Conhecendo alguém pessoalmente

  • Não tenha pressa

    Dê tempo ao tempo e conheça a outra pessoa antes de aceitar se encontrar ou conversar fora do Tinder. Não tenha medo de fazer perguntas para procurar sinais de alerta ou características que você procura evitar. Um telefonema ou videochamada pode ser uma ótima ferramenta de filtragem antes de se encontrar.

  • Encontrem-se em público e fiquem em público

    Nas primeiras vezes, encontrem-se em um local público e movimentado. Nunca na sua casa, na casa da outra pessoa ou em outros locais privados. Se a outra pessoa lhe pressionar para ir a um local privado, termine o encontro.

  • Conte a seus amigos e parentes sobre seus planos

    Conte a um amigo ou parente sobre seus planos, incluindo aonde vai e quando será o encontro. Deixe seu celular carregado e mantenha-o sempre com você.

  • Esteja no controle de seu transporte

    Queremos que você tenha o controle de como chegar e sair de seu encontro, para poder ir embora quando quiser. Se você estiver dirigindo, é recomendável ter um plano B, como um aplicativo de carona ou um amigo para buscar você.

  • Conheça seus limites

    Esteja ciente dos efeitos de drogas ou álcool em você especificamente. Essas substâncias podem prejudicar seu bom senso e sua atenção. Se a outra pessoa tentar pressionar você a usar drogas ou beber mais do que se sente confortável, resista e termine o encontro.

  • Não deixe bebidas ou itens pessoais sem supervisão

    Saiba de onde vem sua bebida e saiba sempre onde ela está. Aceite apenas bebidas servidas diretamente pelo garçom ou atendente. Muitas substâncias que são colocadas em bebidas para facilitar o assédio sexual são inodoras, incolores e sem sabor. Além disso, mantenha sempre com você celular, bolsa, carteira e qualquer objeto que contenha informações pessoais.

  • Se você se sentir desconfortável, vá embora

    Não tem problema terminar o encontro antes do esperado se você estiver se sentindo desconfortável. Na realidade, é melhor fazer isso. E se sua intuição lhe disser que há algo errado, ou se você não se sentir em segurança, peça ajuda ao atendente ou garçom.

  • Viagem LGBTQ+

    Cuidado ao viajar

    Reconhecemos e acreditamos na importância de incluir todas as identidades de gênero e orientações sexuais, mas a realidade é que todo lugar do mundo tem risco em potencial, e alguns países têm leis específicas contra pessoas LGBTQ+.

    Ao viajar para um local novo, verifique as leis vigentes e informe-se sobre quais tipos de proteção jurídica estão disponíveis com base na sua orientação sexual. Caso esteja em um território onde não haja tal proteção, sugerimos que desative a opção "Mostre-me no Tinder", disponível na página de configurações.

    Caso tenha adicionado a sua orientação sexual ao perfil e tenha optado por ser exibido no Tinder, ocultaremos a sua orientação sexual até que você deixe o local.

    É importante tomar ainda mais cuidado se você optar por se conectar com pessoas novas nesses países, pois algumas forças policiais usam aplicativos de encontros como ferramentas para possíveis armadilhas. Alguns países também introduziram recentemente leis que criminalizam as comunicações entre indivíduos em aplicativos ou sites de encontros homossexuais, e até agravam as penalidades se essas comunicações levarem a encontros sexuais.

    Visite ILGA World para ver as mais recentes leis de orientação sexual por país, e considere fazer doações para apoiar as pesquisas deles.

    Fonte: ILGA World, atualizado em março de 2019

Saúde sexual e consentimento

  • Proteja-se

    Quando usados de forma correta e consistente, os preservativos podem reduzir consideravelmente os riscos de contrair ou transmitir uma DST, como o HIV. Mas saiba que DSTs como herpes ou HPV podem ser transmitidas pelo contato da pele. O risco de contrair algumas DSTs pode ser reduzido por meio da vacinação.

  • Conheça suas condições de saúde

    Nem todas as DSTs apresentam sintomas, e é arriscado ficar sem saber qual é a sua condição. Monitore sua saúde e evite a disseminação de DSTs fazendo testes regulares. Aqui você pode encontrar uma clínica perto de você (somente nos EUA).

  • Converse sobre o assunto

    A comunicação é tudo: antes de se relacionar fisicamente com um parceiro, converse sobre saúde sexual e testes de DST. E esteja ciente de que em alguns lugares é crime transmitir uma DST conscientemente. Precisa de ajuda para começar a conversa? Aqui vão algumas dicas.

  • Consentimento

    Toda atividade sexual deve começar com o consentimento e deve incluir verificações contínuas com seu parceiro. A comunicação verbal pode ajudar você e seu parceiro a respeitarem os limites um do outro. O consentimento pode ser retirado a qualquer momento, e o sexo nunca é devido a ninguém. Não prossiga se o seu parceiro parecer desconfortável ou inseguro, ou se não puder consentir devido a efeitos de drogas ou álcool. Leia mais sobre o assunto aqui.

Recursos de ajuda, suporte ou conselhos

Lembre-se: mesmo seguindo essas dicas, nenhum método de redução de risco é perfeito. Se você tiver uma experiência negativa, saiba que não é sua culpa, e a ajuda está disponível. Relate qualquer incidente ao Tinder e considere entrar em contato com um dos recursos abaixo. Se achar que está em perigo imediato ou precisa de ajuda de emergência, ligue para 911 (EUA ou Canadá) ou para a sua polícia local.

Linha Direta de Assédio Sexual da RAINN
1-800-656-HOPE (4673) | online.rainn.org | www.rainn.org

Planned Parenthood
1-800-230-7526 | www.plannedparenthood.org

Linha Direta Nacional de Violência Doméstica
1-800-799-SAFE (7233) ou 1-800-787-3224 | www.thehotline.org

Linha direta da National Human Trafficking
1-888-373-7888 ou envie mensagem para 233733 | www.humantraffickinghotline.org

National Sexual Violence Resource Center
1-877-739-3895 | www.nsvrc.org

National Center for Missing & Exploited Children
1-800-THE-LOST (843-5678) | www.cybertipline.com

Cyber Civil Rights Initiative
1-844-878-2274 | www.cybercivilrights.org

VictimConnect - Crime Victim Resource Center
1-855-4VICTIM (855-484-2846) | www.victimconnect.org

FBI Internet Crime Complaint Center
www.ic3.gov

LGBT National Help Center
1-888-843-4564 | www.glbtnationalhelpcenter.org

Trans Lifeline
1-877-565-8860 (EUA) ou 1-877-330-6366 (CA) | www.translifeline.org

Se você estiver fora dos EUA:

  • Clique aqui para recursos adicionais em muitos dos países onde operamos.
  • Clique aqui para informações sobre as leis de orientação sexual internacionais da International Lesbian, Gay, Bisexual, Trans and Intersex Association (ILGA).